Uma ampola com o sangue do papa João Paulo 2º será exposta aos fieis no dia da cerimônia de sua beatificação, que ocorrerá no próximo domingo, 1º de maio, anunciou hoje o Vaticano.
O sangue foi extraído de Karol Wojtyla nos seus últimos dias de vida como provisão para eventuais transfusões que fossem necessárias. Como não houve necessidade de realizar o procedimento, a amostra ficou guardada em quatro recipientes.
Dois deles foram conservados no Hospital Menino Jesus pelas freiras da instituição, e os outros dois ficaram sob a responsabilidade do secretário particular de João Paulo 2º, o cardeal Stanislaw Dziwisz, atual arcebispo da Cracóvia.
Serão expostos os exemplares que foram guardados no hospital. Um será colocado à veneração dos fieis e, depois, será conservada no Escritório de Celebrações Litúrgicas do sumo pontífice, e o segundo será enviado ao Hospital Menino Jesus.
Segundo a Santa Sé, as amostras ainda estão em estado líquido porque foi usado um anticoagulante logo após a extração. A ampola será colocada em um relicário feito especialmente pelo Escritório de Celebrações Litúrgicas.
Antes da cerimônia que tornará o ex-pontífice beato, no dia 29, seu corpo será exumado para permanecer até 1º de maio na Cripta Vaticana, diante do túmulo de São Pedro, em uma maca e coberto por um manto branco.
Após a exposição de seus restos mortais cobertos, o caixão de Wojtyla será transferido do cemitério papal, a Gruta do Vaticano, na Basília de São Pedro, para a Igreja de São Sebastião. O corpo será colocado em um vão fechado com uma lápide simples de mármore, com a escrita em latim: Beatus Ioannes Paulus 2º.
O processo de beatificação ocorrerá em cinco etapas: vigília e a preparação em 30 de abril; a celebração em si, que será presidida pelo papa Bento 16 na praça São Pedro em 1º de maio; a exposição dos restos mortais do então novo beato no mesmo dia; a Missa de Agradecimento, na segunda-feira (2). Por fim, o enterro do corpo de Wojtyla, que será a única cerimônia do processo e não será aberta ao público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário